quinta-feira, 1 de setembro de 2011

FILHOS:Saiba como viver bem com as crianças com as técnicas da superbabá supernanny

b                                      
                
Técnica do degrau do malcriado


A ideia por trás dessa técnica é tirar a criança de cena por alguns minutos e deixá-la se acalmar, pensar no que fez e preparar-se para pedir desculpas. O objetivo é ensiná-la que um tipo específico de comportamento inaceitável terá castigo como consequência.
O degrau do malcriado não precisa ser praticado numa escada. Pode ser um canto ou um quarto, não o da criança. O importante é que ela não tenha por perto nenhum estímulo ou distração como tevê ou brinquedo.


Como funciona: essa técnica pode interromper rapidamente o ciclo de maus comportamentos, mas todos que cuidam da criança devem estar em sintonia sobre a aplicação. Antes de chegar ao degrau do malcriado precisa dar avisos e explicações de que seu filho está agindo errado. Como? Sempre com voz firme, de autoridade, mas nunca gritando, diga que comportamento está errado. Se a criança repetir, avise que irá para o degrau do malcriado.

Colocando no degrau: assim que seu filho repetir o mau comportamento leve-o para o degrau. Sente-o e diga-lhe para ficar ali. Dois minutos é tempo suficiente para uma criança com menos de três anos de idade, deixe cinco minutos a partir de 4 anos.

A explicação: antes de afastar-se da criança explique claramente, em linguagem que ela possa entender, o motivo pelo qual está ali. Diga que vai voltar depois de cinco minutos e quer que peça desculpas.

A desculpa: se a criança sair do lugar, volte e repita a explicação. Não a deixe por mais de 5 minutos. Oriente a criança a pedir desculpas. Se fizer isso aos berros, não está sendo sincera e não refletiu o bastante. Insista até que se desculpe corretamente.

O elogio: quando seu filho pedir desculpas é importante elogiá-lo. É preciso mostrar que o perdoou pelo mau comportamento e voltar a falar com ele normalmente. Ele deve saber que tem uma chance de começar de novo.


Técnica da tolerância zero

Não adianta ir direto para esse ponto, mas quando o degrau do malcriado não funciona, geralmente como crianças mais velhas, parta para a técnica da tolerância zero. Nesse método não há avisos verbais. Se a criança for malcriada, retire-a do ambiente. Não é necessário levá-la a um lugar especial, apenas retire-a de vista. Diga que seu comportamento é inaceitável e que ela poderá retornar quando estiver pronta, ficar boazinha e pedir desculpas.



Se ela voltar para desafiá-la, retire-a novamente. Não lhe dê a menor atenção, não faça contato visual e diga, no máximo, que não está interessada.


Para não ter que retirá-la fisicamente o tempo todo, use o controle de voz. Fale: “por favor, saia da sala”.


Mantenha a posição até ela pedir desculpas. Uma criança acostumada a aparecer por mau comportamento fica chocada quando é ignorada. Depois que ela pedir desculpas, elogie-a e permite que volte ao local.



Confisco de brinquedos



É uma técnica disciplinar para crianças mais velhas, que geralmente funciona melhor quando o problema envolve os brinquedos de alguma forma, em especial se destrói seus pertences ou briga por eles o tempo todo.



Não coloque o esforço dessa técnica por água abaixo comprando um brinquedo novo por bom comportamento. Seu filho entenderá que não importa quantos brinquedos você confiscar, pois ele sempre ganhará outro.



Recompensas



Atenção positiva e elogios são as recompensas mais eficazes para crianças, pois reforçam o bom comportamento imediatamente. Para uma criança mais velha, uma boa ideia é usar um quadro de estrelinhas adesivas ou magnéticas. Esse método ajuda a acompanhar os avanços do seu filho. Você pode até dar algum prêmio quando ele atingir um determinado número de estrelas. Cuidado com essa etapa para não exagerar, pequenos agrados estão de bom tamanho. Se sempre ganhar um brinquedo por agir como deveria fazer normalmente logo perceberá que pode manipulá-la, usando o bom comportamento para esvaziar sua carteira.










Nenhum comentário: