sábado, 3 de dezembro de 2011

ETIQUETA:nao cometa gafes na sua festa de natal

Saiba como orientar familiares e amigos e evite problemas nas festas!

As festas de final de ano estão chegando: hora de juntar a família, os amigos, participar de amigos secretos, comemorar com uma ceia deliciosa e aproveitar esta época especial. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para que as festanças não terminem com situações chatas e indesejáveis:


Excesso de bebida
Se você for anfitriã, oriente os familiares a não exagerar no consumo do álcool. Quem bebe demais pode trazer dor de cabeça para quem está na festa e para si mesmo. “Uma boa forma de evitar o problema é limitar a quantidade de bebida alcoólica disponível. O anfitrião pode calcular uma quantidade menor de bebida por pessoa e providenciar a diferença em outras bebidas não alcoólicas. Durante o momento da festa e de sede as pessoas automaticamente beberão outras bebidas quando as alcoólicas terminarem”.

O que evitar na ceia
Para não ter problemas com os convidados, evite colocar pessoas que não se dão muito bem próximas na mesa. “É tarefa do anfitrião determinar os lugares. Também é adequado evitar ‘desenterrar’ desavenças ou mágoas familiares durante a ceia. O momento é de confraternização: hora de celebrar o nascimento de Jesus e não de lavar a roupa suja. É importante sempre se lembrar do por que da celebração do natal”.

Presentes
É hora de escolher os presentes de natal. E agora? O que comprar? A consultora de moda dá algumas dicas para quem não sabe o que fazer:

- Faça compras planejadas. Isto permite economizar tempo e, principalmente, dinheiro.
- Antes de ir às compras, pense que tipo de presente seria “a cara” de cada um, e estabeleça faixas de preços. Opte por um shopping ou comércio de rua, de preferência que reúna a maioria das possibilidades, e mantenha o foco para não estourar o orçamento.

- Tente imaginar a pessoa usando o que você pretende dar e visualize se o presenteado e o presente combinam.

Gastos exagerados
Em vez de gastar muito, fique de olho nas liquidações: isso vai te ajudar a calcular os gastos e ficar tranquila no final de ano. Afinal, todo mundo gosta de comprar um presentinho para si mesmo! Para quem quer inovar o visual e arrasar nas roupas, veja algumas dicas:

- Busque peças atemporais e curingas, que entraram na promoção e calharam de ser no seu número.
- Aproveite para investir em roupas versáteis mesmo sem estar precisando, como calças de alfaiataria, camisas e blazers, que tenham modelagens impecáveis e cores fáceis de combinar.