domingo, 3 de janeiro de 2016

DICAS: Como fazer gelo rápido neste verão

O gelo é essencial para muitas bebidas,especialmente no verão pra acompanhar o simples refrigerante, suco, bebida alcoólica e até mesmo a própria água,é só colocar uns dois cubos de gelo e plim...a gente fica livre do mundo de fogo e enxofre por um tempo nessa época do ano.
Mas a parte ruim da história é quando você olha na geladeira e não tem gelo, e ter que esperar a água congelar por muito tempo é uma tortura né?


O blog Festalamur passeou pela internet e achou essa dica muito interessante e instântania pra quem quer fazer cubos de gelo muito mais rapido do que imagina,quer saber como?
Com água quenteeee,isso mesmo você não leu errado não,é água quente mesmo...
Isso parece não fazer muito sentido, afinal a água quente deve ir decaindo temperatura até igualar à do recipiente gelado, o que deveria levar muito tempo.A água quente congela mais rápido porque ela tem menos bolhinhas de gás, que se formam a partir de gases dissolvidos na água a medida que ela esfria. Quando a água quente foi aquecida, esses gases podem ter sido evaporados, expulsos. A água usa essas bolhas como pontos de partida para o congelamento, mas como na água quente tem poucos, ela congela por inteiro.
Mas há várias coisas que ajudam a água quente a congelar mais rápido que a água fria. Aquela camada fina de gelo, que se forma sobre a superfície da água fria faz ela congelar mais devagar, pois cria uma camada de isolamento entre o ar frio e a água. A água quente é mais propícia a ser supercongelada, porque ela vai se solidificando por inteiro, ficando totalmente em uma forma pastosa antes de congelar.


Por isso, da próxima vez que for colocar água no congelador para fazer gelo, ferva a água entes de colocar nas formas de gelo; mas cuidado, a forma tem que ser um pouco resistente, ou vai derreter com a água fervente.