sexta-feira, 2 de setembro de 2011

FILHOS:como motivar o seu filho para a vida

                                 
A motivação é o que nos faz acordar de manhã todos os dias e ter vontade de dar algo de nós para alcançar algum objetivo uma criança desmotivada é aquele que faz somente o necessário para que as suas responsabilidades sejam cumpridas, ou simplesmente não fazem.

Muitas crianças se sentem desmotivadas por se acharem incapazes de realizar algo ou mesmo por preguiça e falta de interesse. Para ensiná-los, existem dois tipos de motivação: a extrínseca, gerada pelo medo de um castigo ou pela recompensa, e a intrínseca, produzida por uma força psicológica que move a pessoa.



Motivação interior
 todos os pais que querem ver seus filhos se tornando adultos produtivos e realizados precisam incentivá-los a esse crescimento.
A principal motivação precisa vir “de dentro”, pois nem sempre se pode esperar recompensas ou punições por tudo o que se faz. “Para ter essa força interior é necessário que a criança sinta-se apta a cumprir determinada tarefa e tenha a segurança de que pode fazê-la” ,veja algumas dicas de como motivar seu filho:



1- “Ajude em casa”. Ensine a ele que as responsabilidades começam com as pequenas coisas feitas dentro de casa;

2- “Sim, você consegue!” Auxilie seu filho a sentir-se capaz de realizar as tarefas;

3- “Já é tempo de aprender”. Conscientize-o que as tarefas e responsabilidades vão crescendo conforme a idade.


 “Se o seu filho sentir-se capaz de realizar pequenas tarefas, ela vai sentir que é capaz de tarefas maiores e aí ficará cada vez mais motivado”.







Nenhum comentário: