sexta-feira, 26 de agosto de 2011

FILHOS:seu filho esta com nota baixa na escola?

                           Seu filho precisa de uma força na escola? Ainda dá tempo!

                           


O baixo interesse dos filhos pelos estudos pode ser visto o ano inteiro, mas a correria pela busca de notas melhores para não passar no vermelho começa agora. Com o final do semestre letivo, aumenta a preocupação dos pais com o aproveitamento acadêmico dos alunos, principalmente quando eles não conseguem chegar na média final com uma nota satisfatória.
 Veja como reverter essa situação:

APREENDER NA PRATICA
Mostre ao seu filho a utilidade das lições que ele aprende na escola no dia a dia, por exemplo, ajudando-o a calcular a porcentagem de desconto em uma loja. Se estiver presente nos estudos dele, saberá relacionar a matéria com o fatos do cotidiano.

PARTICIPE
Dedique seu tempo e atenção participando sempre da rotina de estudos. Ajude-o numa pesquisa e participe da evolução dos trabalhos. Na hora do almoço, pergunte como vai aquela atividade e incentive-o.

FIQUE DE OLHO NO BOLETIM
Separe um tempo da sua rotina para acompanhar a lição de casa do seu filho e sempre se informe sobre como ele está indo nas provas. Para não ter uma surpresa no final do semestre, converse com a professora sobre as formas de avaliação, as médias exigidas, e calcule a nota necessária para recuperar os estudos.

RECUPERAÇAO
Não encare essa fase de maneira negativa. “A recuperação é um momento de rever a matéria que o filho teve dificuldade”, . Observe de quantas e quais matérias seu filho ficou de recuperação, se foram muitas, vale a pena investigar o motivo.

QUAL É O MOTIVO?
“Pode ser um problema emocional, que não está deixando o seu filho desenvolver todo o potencial”,. Entenda quais são as dificuldades do seu filho e, além disso, visite um pediatra com regularidade, para investigar possíveis problemas de saúde que interferem no aprendizado. A professora também pode apontar alguma causa. “Por isso é muito importante ter uma boa comunicação entre família e escola para não levar um susto no final do ano”.






Nenhum comentário: